domingo, 22 de outubro de 2017

Desconstrução de um mito

É muito vulgar ouvir alguns amigos dizer que querem meter uma mola mais forte na pressão de ar para aumentar a potência desta.
Hoje vou tentar desmistificar esta teoria errada em que muitos caem e que ao meterem a tal mola mais comprida mais não fazem que estar precisamente a reduzir a potência da sua arma. A única coisa que uma arma ganha com uma mola mais forte é imprecisão devido ao maior recuo e uma necessidade de maior esforço para a armar o que acaba por levar muita gente a pensar que ganhou potência mas que na verdade está apenas a fazer um esforço suplementar para uma potência inferior.

Não vou colocar fotos da arma aberta porque não iria mostrar nada de relevante, vou apenas mostrar fotos do cronógrafo a medir os tiros de cada vez que cortava uma volta na mola, sendo que a primeira foto é com a mola conforme chegou ou seja, antes de qualquer corte.
A mola neste caso concreto é uma Titan XS n° 1, a indicada segundo a marca para a Weihrauch HW 50, mola que no comprimento vem com mais 2 coils que a mola de origem de 16j. Obviamente que a diferença não está apenas no maior comprimento da Titan, as características do aço, a tempra e a secção do filamento também não são as mesmas mas a Titan n°1 conforme vem é certamente o tipo de mola que levaria muitos a julgar que faria a sua arma ficar mais potente.


1° leitura da velocidade do tiro antes de qualquer corte da mola

2° leitura da velocidade após corte de uma volta da mola

3° leitura após corte de uma segunda volta

4° leitura após corte de uma terceira volta

5° leitura após corte de uma quarta volta

6° leitura após corte de uma quinta volta

7° leitura da velocidade final após colocação da guia de mola vulgarmente conhecida por top hat.

Foto de todos os pedaços de mola cortados, sendo o mais à esquerda o primeiro é o mais à direita o último.

Talvez não seja esta a velocidade ideal para a arma em questão, a mais alta não é nem era também o que se pretendia, o que se pretende neste momento com este post é demonstrar que uma mola mais comprida em que se aplica mais força para bascular o cano não é decididamente sinónimo de mais potência, é isso sim sinónimo na maior parte dos casos de uma arma menos potente, mais difícil de bascular e menos precisa, apenas isso.
Espero que com este post tenha ficado demonstrado a quem o ler e que esteja a pensar meter uma mola mais forte, que pense sim duas vezes antes de o fazer.

10 comentários:

  1. Excelente!Muito elucidativo, as fotos desmistificam completamente o erro de cortar espiras á mola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ser um erro muito comum querer colocar molas mais compridas ou colocar um monte de anilhas para aumentar a potência da arma, decidi fazer este post para que as pessoas não estraguem o que vem de fábrica pensando que estão a melhorar uma arma.

      Eliminar
  2. Ao longo do tempo vamos aprendendo umas coisas que não custa nada compartilhar, afina o que eu aprendo teve de ser com alguém.

    ResponderEliminar
  3. Olá amigos tenho uma gamo socom tática 5.5 e vi um vídeo em que o companheiro reabre o furo da saída do ar da gamo fusion blek pra 3.75 mm será se a socom aceitaria essa mudança quem pode me orientar pois o orifício das gamos são pequenos ela tá com o gr de 50kg email pra contato é bastos35@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Olá amigos tenho uma dúvida se fizer uma alteração na minha gamo socom tática 5.5 alterar o orifício de saída de ar da câmara do pistão pra 3.75 mm como fez o da gamo fusion blek será que dá serto está mudança.quem pode me alciliar nesta mudança. A bastos35@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Olá amigos tenho uma dúvida se fizer uma alteração na minha gamo socom tática 5.5 alterar o orifício de saída de ar da câmara do pistão pra 3.75 mm como fez o da gamo fusion blek será que dá serto está mudança.quem pode me alciliar nesta mudança. A bastos35@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não sei o que irá acontecer ao certo mas uma arma por norma é projetada por engenheiros que sabem o que estão a fazer e se fizeram o transfer port com essas dimensões é porqie à partida são as que melhor relação têm entre potencia e precisão.
      Eu pessoalmente não sou grande adepto de springers muito potentes.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. Olá bom blogue.
    Quanto ao aumento do diâmetro da porta de transferência, estou a fazer um trabalho numa FWB 300, depois direi o resultado.
    Ao que sei as carabinas 5,5 têm o transfer port igual às 4,5 e deveria ser maior.
    Pelo que já vi de facto se for aumentando até 85%, ou seja 4,65 do diâmetro do chumbo, melhora.
    Também é importante a forma do furo, que deverá ser cônico dos dois lados.
    Abraço
    Luís Viola

    ResponderEliminar