quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Chumbos iguais de lotes diferentes





Os chumbos são todos JSB Exact de 8.44gr. Olho para eles e são iguais, para o caso não me interessa se têm melhor ou pior acabamento, se têm o peso mais ou menos uniforme, nada disso tive em conta nem sequer tentei saber, apenas abri as caixas, tirei o chumbo que meti no cano e pumba, no alvo. O que me interessa neste caso é perceber se chumbos de lotes diferentes agrupam de forma diferente.
Para tirar as duvidas usei duas armas que são da minha total confiança apesar do Exact não ser o preferido de nenhuma das duas. Não é o preferido da HW50 mas por norma com este chumbo agrupa melhor que desta vez, não me parece que os flyers tivessem sido culpa minha, o que me parece precisar de uma limpeza no cano, é que já há algum tempo que não é limpo, sei é que por norma agrupa melhor e pena mesmo foi o flyer com o Air Arms senão tinham entrado todos no mesmo furo, vá lá perceber-se.
Mas deixemos a 50 e vamos ao que interessa.
Para este teste usei a velhinha Feinwerkbau 300 e a Weihrauch 50 para fazer grupos de 5 tiros que penso ser suficiente, no caso da "Dona" Feinwerkbau parece que não se notou grande diferença, a arma é mais pesada, a mira também e para além do peso atirou com o dobro dos aumentos (24X), é também bem menos potente e como se não bastasse ainda tem o sistema recoiless, talvez por isso seja menos nervosa (sensível), a "menina" Weihrauch nota-se que é mais solta no momento do tiro, recua, salta e mostra que não é a melhor arma pra papel com os seus 15J daí a diferença nos agrupamentos.
Conclusões? 
Acho que não posso afirmar perentoriamente que chumbos da mesma marca e modelo mas de lotes diferentes agrupam de forma nitidamente diferente, pelo menos tomando este simples teste como exemplo que não é completo, gostava muito de ver em ambiente fechado se haverá diferenças maiores de trajetória na sua curva balística.
Ficam as habituais fotos para que cada um tire as suas conclusões, se é que se podem tirar conclusões.

                               A FWB 300s


A HW50S 

Estou a ver que tenho de testar mais a sério estes AA aqui na 50

6 comentários:

  1. Perdoe-me a minha ignorância mas; devo concluir que os chumbos parecem ser iguais!!?

    ResponderEliminar
  2. De lotes diferentes, mas com comportamento (Agrupamento) muito semelhante para não dizer igual! Devo concluir mais vale comprar o mais barato!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não for para atirar com fins desportivos ou a grandes distancias sim, mais vale os mais baratos que até podem ser da Cometa que não têm assim tanta variação.

      Eliminar
  3. Gostaria de deixar alguns comentários tendo por base a minha experiência pessoal.
    Em primeiro lugar, para se fazer o teste de chumbos é obrigatório que se use um torno ou bancada de tiro. Isto para mitigar ao mínimo o factor humano. Quando falamos em diferenças nos agrupamentos, falamos por vezes em décimas de milímetro no total da dispersão do chumbo. Claro que dependendendo da ''casta dos chumbos'' as variações podem ir das décimas de milimetro até aos 15 ou 20mm, neste último caso seriam chumbos para descartar completamente da competição.
    Em segundo lugar, as armas para teste de chumbo devem ser armas de precisão e de preferência armas com cilindro de ar comprimido. E digo isto porque mais uma vez são as armas que obrigam a menor contacto humano durante o municiamento do chumbo o que é sempre aconselhável mesmo estando a arma fixa num torno ou bancada de tiro.
    Por último e não menos importante, para que a arma apresente os melhores resultados possíveis é tão importante no ar comprimido como na bala que haja uma uniformização nos binários de aperto dos parafusos que fixam a coronha ao mecanismo da arma. Para isso, eu normalmente utilizo uma chave dinanométrica e aperto todos os parafusos com binário entre os 2,5Nm e os 4Nm,dependendo se as coronhas são em madeira ou alumínio.
    Atenção que à semelhança do tiro com bala, também no ar comprimido as armas sofrem alguma influência pela vibração natural do cano, como tal, o teste do melhor agrupamento em função do binário de aperto dos parafusos é mais um sub-tema a explorar.

    Só uma curiosidade...Há uns 3 anos atrás fiz teste de chumbo no jamor com 3 latas de RWS R10, todos com o mesmo peso só variando o diâmetro entre 4,48 4,49 e 4,50.
    Resultado dos agrupamentos para 20 tiros com uma carabina Tesro RS100: 5,6mm de diâmetro máximo no agrupamento com 4,50. 5,1mm com chumbo 4,49. E uns incríveis 4,7mm com cumbo 4,48.
    Resumo...há diferenças por lote até mesmo nas marcas de topo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha do seu conhecimento.
      Estou a ver que é praticante dd BR.
      Deixe-me dizer que eu não procuro os melhores chumbos do mercado, eu procuro sempre os que is canos das minhas armas mais gostam, devo dizer também que nunca apertei uma arma minha num torno de bancada mas você que já o fez diga-me o que aconteceu depois quando atirou comna arma fixa pelo seu corpo ou seja, o que é que aconteceu quando foi você a agarrar a arma e não o torno?
      Já agora, a ou as armas que fixou no torno de bancada eram ou são PCPs ou Springer?

      Eliminar