quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Weihrauch HW30 MK2




Já há  algum tempo que andava para comprar uma uma coisinha jeitosa "prá minha mai nova" que tem apenas dez aninhos e até gosta de mandar uns balázios.
Pensei numa Weihrauch HW30S, leve e fácil de bascular mas como os cobres não são muitos e como também não estava precionado, a filhota ia atirando de vez em quando com a HW50S apoiada no saco e desta forma lá ia fazendo uns brilharetes. Atirar com apoio no saco é uma coisa mas eu quero que aprenda ou pelo menos que experimente a atirar de pé e de mira aberta por isso acho que a HW30 é a arma ideal para o efeito.

Aqui podemos ver algumas cicatrizes na coronha

Como se pode ver nesta foto, o cano tem picos de ferrugem e a massa de mira completamente ferrugenta e mal acabada. Tudo bem que este é um modelo mais económico da 30 mas também não é preciso fazer esta autêntica javardisse que nem nas armas chinesas vem assim.


Andava eu nesta meditação há já uns meses quando me aparece no OLX uma HW30 MK2, (não é a HW30S) não parecia estar muito mal tratada, uns risquitos na madeira, uns picos de ferrugem e o preço mesmo a convidar para que com um bocadinho de conversa conseguisse chegar a um valor em conta, nunca tinha experimentado uma Weihrauch com o gatilho Perfect Trigge, logicamente que não pode ser igual ou melhor que o Record mas como já consegui pôr um gatilho Gamo muito à maneira este também devo conseguir melhorar-lo.
Segundo o dono, a arma foi-lhe oferecida pelo pai em 1999, uma arma já do séc. passado portanto.
O túnel da massa de mira é mesmo o ponto mais atacado pela ferrugem e não é como os atuais, em que se podem alterar os inserts, este tem apenas um e fixo mas este também não é dos componentes mais importantes e se não gostar sempre tenho o da HW50 que está numa caixa só a encher, dou mais importância à alça de mira e essa sim é igual às mais recentes.
Avaliados os prós e os contras em que fiz por esquecer o pouco cuidado que tiveram com a arma, avancei para a compra, uma Weihrauch é sempre uma Weihrauch, no cano e no gatilho era onde incidia a minha apreensão, no cano porque nunca se sabe se não possa ter algum empenho e no gatilho porque este não o conheço, caso seja muito mau posso sempre meter um Record só fico sem a segurança o que também não é muito grave.

Foto da segurança que neste caso até é mais prática do que na versão do gatilho Record

* (Tudo que vão ler sobre o gatilho é completamente verdade mas o final teve Upgrade que deve ser lido).


Assim que cheguei dei um tirinho e olha...
O Perfect Trigger de perfeito não tem nada, direi mesmo que é uma bela merda, tive mesmo de o abrir mas não sem fazer primeiro uns grupos para perceber em que estado se encontrava, constatei que a arma é de facto muito leve e também muito leve a bascular e o mais importante de tudo, agrupa bem embora nada de extraordinário, não com todos os chumbos, para dizer a verdade ao contrário da HW50 que gosta de tudo o que seja de boa qualidade, esta é um bocadinho esquisita, para já gosta do JSB RS e do RWS Superdome, falta testar ainda muitos chumbos mas para já fico contente por ter gostado do JSB RS.

As entranhas todas à vista

Nesta foto é possível ver a raspagem que o braço de armar provoca na ação já acontece neste modelo há alguns anos, felizmente o problema nos dias de hoje está resolvido.
Esta era também uma das minhas curiosidades quando a comprei mas parece que já raspou tudo o que tinha a raspar e agora não se sente já nada ao bascular.

Foto mais aproximada do dano provocado pelo defeito de construção, inadmissível numa marca destas.

Nesta foto vê-se o pino do lado direito da soldadura que mantém o braço de armar paralelo à ação, sem retirar este pino não é possível desencaixar o braço da ação e do piston, no modelo atual este pino foi substituído por uma mola de lâmina que apenas empurra o braço contra a ação permitindo que estes tenha alguma oscilação.


Esventrei a bichinha completamente para ver em que estado se encontra e para surpresa minha a bucha ainda se encontra em muito bom estado, ótima para a minha menina mandar uns balázios numas tampas de garrafa.
Metidos os pozinhos do costume , vamos então ao bico d'obra, o gatilho, cá fora não é muito diferente de um Record excetuando a tecla que imediatamente salta à vista, a grande diferença está mesmo no interior que também não é bem como o boneco que encontrei durante as pesquisas, é bem diferente penso que o boneco seja de um outro "Perfect" não sei é se mais recente penso contudo que este meu tenha maior potencial para tentar umas experiências, seja como for, o "Perfect" pelos vistos não foi sempre igual e ao que parece já sofreu uma evolução.
Ok, abri o gatilho, poli com lixa 600 todos os contactos onde acrescentei também um pouco de lubrificante, não é só o mecanismo que é merdoso ainda que dando semelhanças ao Record, a maquinagem é idêntica ao mecanismo. Tratamento dado, a expectativa era enorme e lá fiz o (des)gosto ao dedo, o gatilho continua muito mau apesar de ter melhorado um pouco, para já não há mais nada a fazer, lembrei-me então cortar duas voltas à mola, de certeza que não ia perder muita potência, nem sabia mesmo se iria perder potência tal é o preload que a mola tem e sempre podia retirar alguma duresa ao gatilho e recuo à arma, voltei a abrir e lá cortei a mola mas o raio do gatilho praticamente na mesma.

Aqui está o bonequinho que supostamente é de um Perfect Trigger mas que como já vamos ver é diferente.

À esquerda o Perfect e à direita o Record com um desenho que tem muito pouco em comum com este MK2.

Visto assim até nem parece muito diferente do Record.

 A vantagem deste face ao Record, se é que se pode dizer que este tenha alguma vantagem, é que para polir todos os contactos não precisa de se desmontar completamente .
Vista do lado inverso relativamente à foto de cima é fácil constatar que o esquema mais a cima não tem esta peça em L embora aqui esteja virado do lado oposto.

Polimento da parte que contacta com a lâmina do gatilho mas houve mais pontos polidos.

Como disse, parece que não há mais nada a fazer mas como eu sou um bocado teimoso, acho que ainda vou fazer um trabalho em grande e pôr este mesmo mecanismo a funcionar decentemente, tenho é de fazer uma nova peça em L com a base mais comprida para ter maior efeito alavanca e uma tecla de gatilho com um contacto com menor atrito,  aproveito e faço logo mais recuada para desta forma ficar mais confortável numa mão pequena.
Passado o pesadelo do gatilho fiz uma nova descoberta que me deixou danado, ao abrir uma da caixas de chumbos que veio com a arma dei de caras com isto.

Dardos de aço, que ideia tão inteligente!

Alguns risquitos fruto do pouco cuidado mas nada de grave.

E pronto, resta dizer que esta piquena tem uma chapa de couce que em vez de ser das normais em borracha castanha é neste caso em plástico preto, não sendo nenhuma desvantagem na absorção do coice da arma, pode ser no entanto para quem tiver o mau hábito de encostar a arma à parede.
Vamos então aos grupos que fiz, uns de mira aberta a 10m e os mais distantes a 18m com mira telescópica, pois só assim consigo perceber o que vale a arma, é que de mira aberta dificilmente aponto exatamente para o mesmo ponto, curiosamente acabei por fazer um excelente grupo na distância mais longa com uns chumbos menos bons, já que não sou grande atirador de mira aberta ao menos sempre me posso desculpar com o chumbo, confesso que não fiz testes exaustivos mas deu para perceber que gostou dos RWS Superdome bem como o JSB RS e para finalizar os Gamo Hunter também são bons para fazer plinking já os Gamo Match e o RWS Diabolo Basic não servem para nada, nem para atirar a caricas, saliento no entanto que todos os grupos foram feitos com a arma apoiada num saco de arroz.
Daqui a uns dias voltarei a fazer testes com mais chumbos que aqui vou postar para atualizar.

Grupos já depois de mexida
10 tiros a 18metros com o RWS Superdome


5 tiros apoiados com o JSB RS

Vamos lá experimentar chumbos baratos, como já disparou dardos de aço também não serão chumbos beras que vão fazer mossa ao cano.
10 tiros também nos dois alvos seguintes


Aqui nem sei quantos balázios "amandei" mas deu para perceber que plinking é com estes, esta também será a única arma com que o farei ou melhor, faremos.

Já me ia esquecendo, para já os únicos chumbos que foram passados no Chrony foram os JSB Exact e RS, os Exact antes do corte na mola que deu sensivelmente a mesma velocidade que o RS depois do corte ou seja 180 m/s, neste momento contas feitas à potencia atual com o RS são 7,6J.

Em jeito de conclusão devo dizer que apesar do mau gatilho não estou nada arrependido com a compra, até porque acho que consigo fazer ali um belo Tuning vai é ser uma coisa profunda mas que me vai dar muito prazer isso vai, vamos ver agora a opinião da nova dona da arma, assim que houver veredito venho aqui atualizar.

Bons balázios e espero que tenham gostado do post mesmo não sendo sobre nenhum must das springers.



*
Upgrade 30/08/17

Ainda nem um dia passou desde que escrevi este texto é já tenho de rever o que disse mais a cima.
A estupidez humana é uma coisa impressionante, tudo bem que o gatilho estava super pesado mas a minha estupidez também me pesa neste momento.
Não é que tenha sido tempo perdido o trabalho que tive no gatilho mas hoje já tive de o abrir novamente e olhar para aquilo com olhos de ver e com uma coisa tão simples transformei a porcaria de um gatilho que não prestava para nada numa coisa bastante aceitável.
Pronto, agora está impecável para ser usado por uma criança, tem um primeiro estágio algo longo é certo mas o segundo estágio não está longo e o peso embora não seja igual ao da HW50 não se pode dizer que esteja pesado, nem nada que se pareça.
Pronto, os gajos lá na fábrica que deixaram aquilo assim foram estúpidos mas eu também não estava a ser menos estúpido.

12/09/17
E pronto, depois de abrir para afinar as molas e polir todos os contactos foi agora a vez de fazer uma coisa que nunca até hoje tinha feito o que levou a que um gatilho péssimo se tivesse transformado num bom gatilho embora não excelente, para ser sincéro já estava bastante aceitável mas a tecla tal como nas HW50S estava muito afastada do pistol grip até mesmo para um adulto quanto mais para as crianças. Meti mãos à obra e fiz uma tecla de alumínio mais recuada o que facilita muito mais o alcance desta pelo dedo indicador e esteticamente também penso que melhorou bastante assemelhando-se visualmente neste momento a um Record.
Aqui ficam mais umas pics com o resultado final.


Primeiro corte do alumínio 


A tecla já acabada depois de muito ensaiada

Aqui já montada no mecanismo

E agora montada na arma onde se pode ver o recuou consideravel melhorando também esteticamente.



15/09/17

Ora aqui vai nova atualização, talvez comece a ser maçadora para que não tem grande interesse na arma mas para quem tem uma ou está a pensar comprar uma penso que quanto mais informação melhor.
Depois de fazer quase tudo o que era possível para melhorar a arma decidi experimentar chumbos, só não fiquei completamente surpreendido porque já tinha feito uns testes e já tinha percebido que até gosta de chumbos que não são propriamente da melhor qualidade.
Saliento, que na medição dos grupos não usei o método normal CTC (centro a centro), também neste caso tal como em outros, os grupos foram medidos desde a periferia dos furos mais distantes.  
Devo dizer que estes alvos são reaproveitados, apenas levaram um autocolante da Gamo ao centro a cobrir furos já existentes, melhor que reciclar é reaproveitar.  

Para começar, os chumbos match


Parece não haver grandes dúvidas quanto ao match preferido

Pena o papel ter rasgado




Chumbos round nose

Já sabia que ela gostava deste chumbo, se excluir o flayer é o melhor grupo 
deste teste, só que os flayers fazem parte e acabam por mostrar a realidade


Bom grupo também

Este de facto o melhor



Bom também

Outro bom






Novo Upgrade

Comparativo a 50m com a HW30s do meu amigo pirata do blog Piratices
Obviamente que estas armas não foram projetadas para atirar a estas distâncias mas no final acabámos por ter surpresas com a HW30s a fazer um grupo de 28mm com o JSB RS e a HW30 MK2 a fazer um grupo de 32mm com o H&N FTT 4,51.
Aqui fica também demonstrado que um chumbo que agrupe bem a 20m não quer dizer que também o faça a longa distância, refiro-me ao Gamo Hunter.


2 comentários:

  1. Mais uma excelente review! Parabéns!

    Temos que comparar a tua HW30 à minha HW30 S. Conto com a tua ajuda na afinação da minha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica descansado que para a próxima semana combinamos para a S ficar afinadinha e melhor que está espero.

      Eliminar