sábado, 15 de abril de 2017

História da Air Arms

Para quem começou agora a seguir este blog volto a salientar que a rubríca História das Armas de Ar Comprimido não pretende ser um levantamento exaustivo sobre a história das marcas porque isso daria um livro, aqui o que se pretende é dar apenas a conhecer a origem e alguns modelos mais antigos das diversas marcas aqui apresentadas.
Apesar de jovem a Air Arms é hoje uma das referências em carabinas de ar comprimido, sejam elas de mola ou PCP.
A marca Inglesa nasceu em Hailsham no ano de 1983 fundada por Bob Nicholls e Cilin King a que mais tarde se juntou Bill Sanders como diretor de vendas e markting.
Em 1988 foi decidido produzir uma PCP com recurso a maquinaria de controlo numérico e na década de 90 o CNC era uma realidade na jovem marca de armas de ar comprimido quer no fabrico de PCPs quer nas de piston-mola. Para para crescer a Air Arms teve de fazer algumas parcerias, com John Rothery Wholesale para a distribuição no Reino Unido e pouco de depois com Ken Turner e Nick Jenkinson consultores de nível mundial na área deste tipo de armas que levaram para a marca o know how, classe e criatividade necessárias. Como consequência da subida de qualidade nos seus produtos, as vendas dispararam levando a marca para o primeiro plano mundial no inicio deste século.
Na Air Arms com exceção de alguns parafusos e porcas a marca produz todos os componentes das suas armas inclusive os canos Lothar Walther, o magnifico acabamento espelhado passa por oito etapas de polimento e acabamento que é efetuado por funcionários de luvas brancas de algodão tendo estes hoje em dia 15 anos de experiencia após os seis meses de formação na marca.
A TX200 é hoje a referencia mundial em springers de cano fixo com 16j tendo nascido em 1991 com base na lendária Weirhauch HW77, hoje embora a base mecânica continue a mesma, as cotas internas são um pouco diferentes.

A primeira PCP, a Shamal


As springers 

AA Camarge, uma arma de cano fixo side lever
 Aqui com coronha tirolesa

A brack barrel Proelite infelizmente já descontinuada


A TX200
 O maravilhoso entalhe nas coronhas

 A literalmente brilhante oxidação
 A Prosport


A HFT500

A HFT900 pronta para competir



    

Sem comentários:

Enviar um comentário