sábado, 4 de março de 2017

História da Gamo

Como não podia deixar de ser, a Gamo o maior construtor mundial de armas de ar comprimido tinha forçosamente de constar neste blog na rubríca, história das marcas de armas de ar comprimido, obviamente que vou ficar pelas armas, algumas das armas, aquelas que são as mais emblemáticas ou que mais venderam.
Quem é que nunca teve uma ou mais que uma arma desta marca? 

A Gamo é uma marca espanhola que nasceu em 1955 com o nome Industrias El Gamo S.A. a partir de uma empresa familiar que já produzia produtos de alta qualidade derivados do chumbo desde 1889, a ACSA.
Em 1950 o seu fundador Antonio Casas Serra começa a produzir chumbos de elevada precisão para armas de ar comprimido e seis anos mais tarde surgem então as primeiras carabinas no mercado espanhol, a El Gamo tinha como linha orientadora produzir armas de ar comprimido de boa qualidade a preços acessíveis a todos e dessa forma expandir a pratica do tiro desportivo com ar comprimido em 1970 nem dez anos tinham passado e já a marca estava presente em quarenta paises.
Em 1995 a já Gamo assenta arraiais nos EUA no estado da Florida para desta forma comercializar a marca no apetecível mercado americano.
Em 2007 o grupo MCH Private Equity adquire 80% da Gamo com o objetivo de consolidar a marca e expandi-la.
Em 2013 a totalidade da maior marca mundial de chumbos e armas de ar comprimido é adquirida pela Bruckman Rosser Sherill & Co (BRS), um fundo de investimento com sede em Nova York. 

Gamo 68 Gamatic





A Gamo G1200, uma carabina que funciona com botijas de CO2 com carregador para cerca de uma dúzia de chumbos diábolo, produzida em 1992




El Gamo 600, igualzinha à minha primeira carabina


Gamo Hunter 440 o best seller da marca (a minha segunda)


Gamo Stutzen





Gamo CFX já com tecnologia IGT, ou seja a mola helicoidal é substituida por um piston de gás inerte 



Gamo Whisper Vampire

 Caçadora de vampiros silenciosa

Gamo G-Challenger a carabina de competição



Gamo compact a pistola de competição em papel a 10m

Gamo PT 80



E vou ficar apenas por algumas armas de ar comprimido porque este blog a isto se destina, no entanto não posso deixar de mensionar que neste momento a marca tem uma vastissima gama de acessórios dedicados a este desporto que vão desde os chumbos, passando pelos alvos em papel e não só, bancos de tiro, roupa e muitos outros acessórios.


12 comentários:

  1. A Gamo com a sua excelente relação qualidade / preço tem um papel importantíssimo na introdução de novos atiradores no tiro resportivo e recreativo. Como tu próprio disseste, quem nunca teve uma Gamo?

    Como sabes e para grande horror teu, gosto bastante dos chumbos Gamo Match, que são os chumbos mais baratos no mercado e são os meus chumbos de eleição para tiro de recreio a curta distância e até mesmo para treinar para as provas de papel a 10 m.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de concordar contigo na importância que a marca tem é teve para que muitos tivessem começado a dar os primeiros balázios devido precisamente aos baixos preços das suas carabinas, quanto à melhor relação preço/qualidade já não estamos assim tão de acordo. Há felizmente neste momento muitas marcas com carabinas de melhor qualidade até à preços mais baixos mas obviamente que a maior marca mundial de armas de ar comprimido tem no seu vasto catálogo muitas referências aos mais baixos preços e muitas aos melhores preços do mercado, se olharmos para as armas de iniciação a marca é sem sombra de dúvida praticamente imbatível e dificilmente conseguimos pensar em algum acessório para o tiro com ar comprimido que falte no catálogo da marca.
    Hoje em dia muitos há que apesar de já terem tido, não têm hoje carabinàs da marca mas pergunta a qualquer um que ande neste mundo se não tem lá no seu estojo vários artigo Gamo.

    ResponderEliminar
  3. então, eu tenho uma carabina GAMO 68 gamatic. herança de meu pai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma arma rara que se fabricou no Brasil em tempos.
      Guarde porque já são raras

      Eliminar
  4. olá tenho uma gamo 68 gamatic, é uma bela carabina,alem de bastante rara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São raras neste momento e todas as armas são boas desde que nos dêem prazer.

      Eliminar
  5. Comprei uma gamo 68 gamatic e veio sem a parte da coronha alguea sabe aonde posso comprar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deram-me uma Gamatic sem o tubo que serve de carregador e a precisar de muito trabalho, o post do restauro está para breve.

      Eliminar
  6. Bullit, poderia me ajudar, tenho uma GAMO antiga, ela é semelhante a Gamatic, gostaria de saber mais da história dela e até mesmo valores, segue meu e-mail para contato d_fernandes87@yahoo.com.br, qualquer coisa me mande seu e-mail ou Whatsapp, para lhe enviar fotos dela... Att.: Danilo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é semelhante à Gamo 85 Gamatic de ve ser uma Gamo 68.
      Básicamente segundo sei, a diferença entre a 68 e a 85 é que a 85 Gamatic tem um magazine na parte superior da ação que consiste num tubo metálico onde é possível introduzir 25 chumbos que por sua vez são empurrados para o interior do cano por uma mola helicoidal que se encontra no interior do tubo na parte posterior deste e vão entrando no cano à medida que este vai sendo basculado, já na Gamo 68, os chumbos terão de ser introduzidos diretamente no cano como na maioria das carabinas de cano articulado.

      Eliminar
  7. tenho uma gamo 68, qual o valor estimado dela? até que está conservada!!! porém por muitos anos sem uso o chumbo sai só as vezes.... o que devo fazer? sou novato

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo este blog é português e receio que não o possa ajudar nesse aspeto contudo suponho que o facto de o chumbo nemn sempre sair quando prime o gatilho se deva ao desgaste da bucha, na altura em que a arma foi construída ainda se produziam com alguma frequência buchas de couro.
    Não é difícil abrir uma Gamo 68 mas é preciso algum cuidado devido à pré compressão da mola, como tal sugiro que use um compressor de mola ou que entregue a arma a alguém que saiba efetuar a reparação.
    Por norma muita gente acha sempre que é um problema de mola e desta ter perdido potência (elasticidade) mas mesmo uma arma com muitos anos não perde assim tanta potencia na mola que faça com que o chumbo não seja expelido do cano.

    ResponderEliminar