domingo, 26 de fevereiro de 2017

Quando uma springer tem demasiada potência.

Tenho atirado muito à noite dentro de uma garagem mas hoje foi na rua e a 45 metros.
Os amigos do Je gostam mesmo é de PCP mas como eu gosto mais de springers, não podia deixar passar a oportunidade de comparar uma HW80 com muitos Joules (demasiados) com a minha HW50S de apenas 14j, (a fisga) como eles lhe chamam. Os resultados não foram brilhantes, a 80 tinha uma mira de apenas 12X, resolvi usar os mesmos 12X na 50, o alvo vê-se relativamente bem mas o vento não, do vento não se via mesmo nada por ser noite e como estava às cegas apontei sempre para o centro do alvo.
Atirei em posição de BR com apenas um saco de arroz a servir de base para cada uma das armas, os grupos foram de 10 tiros e penso que ficou provado que demasiada potência, não serve para coisa nenhuma numa springer, já nas duas PCP dos meus companheiros de balázios a coisa é bem diferente mas como a ideia hoje foi apenas demonstrar que uma springer com muito power não tem a mínima hipótese com uma outra com um pouco menos de metade da potência, ainda que a mais potente seja em calibre 5,5 e a menos musculada seja em 4.5.
Como disse não era possível ver o vento porque se fosse a diferença teria sido um pouco maior, não lamento contudo que não tenha sido possível compensar o vento, é que um projétil com mais do dobro do peso, disparado a mais do dobro da energia é menos afetado pelo vento logo a dispersão do grupo da HW50 deve-se mais ao vento, já a dispersão do grupo da HW80 fica a dever-se sobretudo ao incremento de potencia numa arma que de fábrica já é bastante potente. Desta forma prova-se de forma clara que de nada serve ter uma springuer com demasiada potencia porque só fica a perde em precisão, saliento no entanto que qualquer uma das armas tem alterações por forma a melhorar os agrupamentos.    

Estes dois querem é PCP

Iluminação artificial dos alvos

Ficavam assim

A HW80 com a Hawke Panorama 4-12×50





A HW50S com a Hawke Varmint 6-24X44 SF


10 Tiros com a HW80

10 Tiros com a HW50

2 comentários:

  1. A 50, de novo, a mostrar o seu valor. Cada vez que leio um destes artigos tenho que me conter bastante para não fazer uma compra impulsiva.

    Se conseguires repete este comparativo num dia sem vento para se ver melhor a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando acabei o comparativo fiquei com pena que não tivesse sido possível ver o vento para dessa forma poder dar a devida compensação mas depois pensei que foi bem melhor assim, desta forma fica claro que mesmo com a desvantagem da massa do projétil, a menor (correta) energia da arma tem vantagem na precisão em comparação com a muita (exceciva) energia.

      Eliminar