quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Pistola SPA CP1-M


Finalmente uma pistola, não é a primeira, já há uns dez anos comprei uma Gamo P23 também ela de Co2 mas era uma arma que disparava BBs (projeteis esfericos) logo, sem estrias no cano e ainda por cima este era curto quando comparado com o desta CP-1M. Sempre atirei mal com pistola, mesmo na tropa com as de fogo e acabei por vende-la para ajudar na compra da Cometa Fusion.
Como disse nunca me lembro de ter atirado bem com pistola, não é que eu seja artista com carabina mas com pistola sou ou era mesmo muito mau, muito mau mesmo, digo era não por ter passado a ser um John Wayne mas a partir do momento em que me apercebi onde estava o erro (movimento ao premir o gatilho) com as armas curtas parece que melhorei alguma coisa, pelo menos tenho mais atenção a puxar o gatilho e os resultados refletem-se nos alvos.

Bem mas este post não é para falar de como atiro ou deixo de atirar com pistola, este post é para fazer um reveiw à SPA CP1-M, então cá vai.

Em primeiro lugar devo dizer que se pensarem em adquirir uma arma destas esqueçam o manual, não é que faça muita falta porque a arma é bastante intuitiva mas dava jeito pelo menos para explicar como se municía e se regula a alça de mira em deriva pois esta tem dois parafusos, um de cada lado da regulação e é preciso puxar um bocadito pelos neurónios para regular a arma como se exige. Esta arma até pode parecer uma PCP mas infelizmente é apenas de Co2, o cilindro por baixo do cano mais não é do que um tubo para albergar botija de 12g de Co2. Optei pelo calibre 4,5 (.177) porque sinceramente ainda não me habituei à ideia de calibres com curvas balísticas mais acentuadas, depois optei pelo modelo M (magazine) por achar ser mais funcional mas o certo é que usar esta arma em modo mono shot (adicionar a peça para tal) até é bem fácil e prático, como tal pouco usei ainda o carregador, carregador que é em tudo idêntico ao que as carabinas PCP da marca sueca FX usam, não só pelo formato mas também pela forma de carregar, ou seja, roda-se a tampa transparente no sentido anti horário (não se estranhe a pequena resistência de uma mola no interior) e coloca-se o primeiro chumbo do lado contrario, no orifício de saída, seguidamente colocam-se os restantes sete chumbos do lado da tampa transparente rodando no sentido horário.

Esta arma pesa 920g segundo a marca, não é muito quando se atira com as duas mãos mas se empunharmos a arma com uma mão apenas a coisa já muda de figura ou então continua a ser a minha falta de jeito com armas curtas que dificulta a coisa, a juntar ao peso da arma teremos de adicionar os 44g que é o peso da botija de Co2.
Assim que coloquei a botija tive logo uma agradável surpresa, não é preciso enroscar a tampa do reservatório muito rápido para que não se perca o precioso gáz propulsor, pode-se enroscar a tampa normalmente e nem é também preciso apertar muito para que se obtenha uma boa vedação.
Com a arma pronta a atirar, apontei a um alvo de 14X14 a cerca de 5m e... ui, não acertei no alvo, não acertei mas também não fiquei decepcionado com o gatilho que não sendo um Record também não é nenhum Gamo, digamos que tem um primeiro estágio longo mas sem muito atrito, o peso deve mesmo ter a ver com alguma mola, sinceramente desconheço por completo o sistema do gatilho desta arma. Bem mas como o tiro saiu demasiado alto toca a baixar a alça de mira e aqui está o primeiro ponto negativo desta arma e até agora a meu ver o único ponto negativo, a alsa de mira, estava quase na sua posição mais baixa ou seja mesmo a 10m o tiro sai sempre muito alto e para fazer centro tenho de apontar para o limite inferior do alvo, a lamina com a ranhura da alça até roda um pouco para trás o que permite baixar o tiro mesmo assim é insuficiente o que me obrigou a inventar para levantar a massa de mira e desta forma ser possível fazer centro apontando normalmente, para isso tive de construir um calço em PVC e colocar entre o cano e a massa de mira.

A coronha desta arma, é em madeira e está longe de ser uma referência em ergonomia mas está ainda mais longe de se poder dizer que se agarra mal, o diamantado desta confere algum grip adicional o que ajuda na empunhadura da arma. A oxidação, não me parece ser das melhores embora também não se possa considerar de má qualidade mas numa arma de 100€ não se pode exigir melhor, eu é que estou um bocado mal habituado.
A marca anuncia 40 tiros como autonomia da botija o certo é que a partir do 35° a velocidade começa a descer claramente e não se pode dizer que estivesse frio no dia deste review, estavam 22°C, acredito que num dia de muito calor a velocidade comece a cair um pouco depois, não acredito é nos 40 tiros. Comparei também duas botijas de marcas diferentes, a primeira da Crosman e a segunda da ASG, contudo os resultados foram idênticos, estamos a falar de uma arma de Co2 a fazer 6j com o chumbo de referência, o JSB Exact 8,44gr quase tanto como uma carabina para papel a 10m, na embalagem a marca anuncia uma potencia de 8J.

Neste teste cronografei a arma com 3 diferentes marcas de chumbos e com 4 modelos, da JSB o Exact e o RS, da Crosman o Domed e da RWS o Diabolo Basic e cinco, foram os disparos que fiz com cada projétil, a velocidade média de cada um foi: com o Exact 148.7 m/s e 1.5 m/s de Avarage, com o RS 155.9 m/s e 1.8 m/s, com o Diabolo Basic 158.6 m/s e 3.2 m/s e finalmente com o Domed 155.2 m/s e 2.5 m/s, nos alvos excluí o JSB RS nos grupos dos tiros apoiados apoiados e atirei de pé com aquele que se revelou o mais preciso tal como é referido no site da Mundilar, a loja onde adquiri a arma e onde se faz referencia aos projeteis Checos como sendo os que melhores resultados produzem.
Passemos à fotos.




Bancada de ensaio




Grande plano da arma

Grupos a 10m apoiada



 Grupo a 10m de pé a segurar com as duas mãos

 A arma como vem na Embalagem

 Nesta foto é possível ver o calço que adicionei na massa de mira

4 comentários:

  1. Muito bem. Na minha limei a alça de mira para " mais luz"(é de alumínio e com um pouco de paciência ficou como eu queria) spary de preto opaco na lâmina da alça de mira e no ponto de mira, afinação do micro parafuso do gatilho para um menor arrasto. Uma agradável surpresa na precisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alça agora parece-me bem, ainda não tive foi tempo de me debruçar sobre o gatilho que segundo diz na caixa dá para afinar, para ser honesto acho até que nem lhe vou mexer para já porque um dos meus problemas com as armas curtas é precisamente apertar um gatilho pesado sem mexer mas tenho de ver aquilo, pelo menos sempre dá para reduzir o curso.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Parabéns pela review. Quando leio a maior parte das tuas reviews tenho que me conter bastante para não ir comprar de forma impulsiva o objeto da review. Esta é mais uma dessas reviews.

    Esteticamente a arma não é nada bonita, mas os resultados estão à vista. O angulo da empunhadura parece-me bastante bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado acho é que estás a exagerar um bocadinho, até posso falar das coisas com alguma paixão mas como escritor sou fraquinho, talvez seja pela primeira.
      Mas como já falámos, esta pelo menos não precisas de ir a correr comprar podes sempre experimentar quando quiseres como sabes, é só combinar e empresto-ta para tirares as tuas conclusões que de certeza serão mais que as minhas pela tua muito maior experiência.
      Abraço.

      Eliminar