terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Comparativo Weihrauch 77

Já á algum tempo que andava para fazer o comparativo entre a minha HW77SE que vinha de origem com 22J mas que já tem umas mexidas estando agora com 14,3J e com a HW77 do António que está de origem com os 22J que na realidade são 19,5J e com poucos tiros efetuados.
Desde que comprei a minha HW77 que os grupos têm vindo a melhorar, só não sei se devido a evolução minha ou da arma. Não é que tenha já metido algum Kit V-Match, Maccari ou algo do gênero, apenas fiz algumas coisas que qualquer um com o mínimo de jeito para o bricolage pode fazer, nomeadamente o corte da mola onde meti umas guias em teflon que mandei fazer, um polimento no gatilho com respetiva afinação, esta devo ao amigo Nuno e o que se segue feito por mim, polimento do embolo, encamisamento da mola com RX e uma lubrificação com Moli e Tar.
Devo dizer que meti uma HW100SE ao barulho como referencia de precisão face às suas irmãs de mola.
Tentei que o comparativo fosse o mais exato possível contando para tal com a ajuda de mais três amigos sendo que um é meu irmão.
Fica a ficha técnica do comparativo.

Data e local
12/12/2015 no período da manhã no campo de tiro JSR em Santa Marta de Corroios, concelho do Seixal

Armas em comparação
Weihrauch HW77SE a fazer 229 m/s com montagens de duas peças BKL 263 e mira Hawke Varmint 6-24X44 SF mas a 12X apenas

Weihrauch HW77 a fazer 267 m/s com montagem de peça única Sportsmatch DM60 Dampa e mira Hawke Panorama 4-12X50 AO IR EV a 12X

Projetil usado
JSB Exact 4,52 com 0,547g e 8,44gr retirados aleatoriamente da embalagem

Distacia
50 metros - 54 yards

Atiradores
No primeiro alvo, eu o Zeca e o meu irmão, no segundo alvo, eu e o AA.
No primeiro alvo estão também os grupos da PCP HW100SE com uma Falcon T50 com zoom de 12X também como referencia de precisão.
 
Infelizmente o dia para o comparativo não teve a ajuda das condições climatéricas, o vento que até então não se tinha feito sentir nos últimos dias, decidiu dar um "ar" da sua graça fazendo-se sentir perfeitamente embora não de forma intensa mas o suficiente para estragar os planos onde armas um pouco mais potentes levam alguma vantagem.
No primeiro alvo os grupos foram efetuados na posição de BR com as armas apoiadas nos apoios dos respetivos atiradores, eu usei excecionalmente apoio traseiro de coronha tentando evitar ao máximo o erro humano mas o vento, o sacana do vento baralhou isto tudo. As duas 77 estavam zeradas por mim e da minha parte não dei qualquer compensação em relação ao vento, da parte dos restantes atiradores penso que também não foram dadas quaisquer compensações. Nos alvos é possível ver duas pastilhas brancas em cada um fruto de anteriores dispáros feitos por outros atiradores ou seja os alvos já eram usados e eu apenas usei o seu verso para que se pudesse ver melhor os acertos.       
Não me considero grande atirador, no entanto o melhor que consegui até hoje a 50m com a arma nas mesmas condições mecanicas e com uma ligeira brisa foi com os mesmos 10 disparos 8 tiros numa moeda de 2€ com os outros dois bem perto do centro do grupo mas vamos às fotos.
 
HW77SE
 
HW100SE
 
 HW77
 
1º Alvo
 
 2º Alvo
 
 
Espero que de alguma forma este comparativo seja útil para alguém que o leia, a mim confesso que não deu para concluir como pretendia se a redução de potencia acresce algum beneficio no que toca a precisão, em condições ideais acredito que sim mas as condições ideais são poucas as vezes que se verificam, também sei segundo li algures que a velocidade que melhor rendimento trás a estas armas será em torno dos 245 m/s como tal fica a duvida.   
 


Sem comentários:

Enviar um comentário